GUIA DE FERRAMENTAS ESSENCIAIS PARA UMA ORGANIZAÇÃO!
- Gestão Ativa Jr.
- 7 de dez. de 2020
- 5 min de leitura
Clique AQUI para receber mais conteúdo como este!
Que tal aprender sobre as principais ferramentas que usamos aqui na Gestão Ativa Júnior?
Fizemos um guia para te ajudar a usar ferramentas que podem ser essenciais para uma organização. Por meio deste guia, colocamos de uma forma bem simples dicas de como usar essas ferramentas, seus benefícios e em qual situação você poderá usá-las.
Legal, né!? Para saber sobre cada uma delas, dá uma olhadinha no que elaboramos para você.
CANVA

O Canva é um programa no qual você pode fazer artes para postagens, propagandas, banners, logotipos e muito mais, de maneira simplificada, intuitiva e gratuita. É uma excelente solução para a criação de peças gráficas para aqueles que não possuem um programa profissional, como Illustrator ou Photoshop. Por ser gratuito e por estar disponível em diferentes plataformas, inclusive no celular, a ferramenta se torna acessível para todas as pessoas.
A quantidade de templates prontos é muito facilitadora para iniciantes, já que o app possui um catálogo extenso e bem organizado, que facilita a busca pelo modelo desejado. O usuário pode pesquisar pelo formato de documento que quiser, como cartão, currículo, cartaz, convite, panfleto, mapa mental, infográfico, logotipo, apresentação de slides, entre outros. Além disso, é possível encontrar modelos prontos para redes sociais, segmentados entre Stories, feed, capa ou thumb do YouTube, por exemplo.

Todos os projetos que o usuário cria na plataforma ficam armazenados na nuvem da sua conta, o que permite revisitar as artes para continuar a edição posteriormente sem perder o trabalho.
ANÁLISE DE SWOT
Essa é uma ferramenta base amplamente utilizada em Planejamentos Estratégicos. Focamos nas Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças - (FOFA) – para traçar melhores caminhos e ações dentro do contexto inserido.

Strengths (Forças): quais são as vantagens internas da empresa em relação aos concorrentes?
Weaknesses (Fraquezas): quais são as desvantagens da empresa em relação aos concorrentes?
Opportunities (Oportunidades): quais são os fatores externos que ajudam a nos destacar?
Threats (Ameaças): quais são os fatores externos que atrapalham no nosso destaque?
Esse estudo do cenário foi desenvolvido na Universidade de Stanford nos EUA nas décadas de 1960 e 1970. Até os dias de hoje vem se mostrando como uma técnica eficiente para entender a concorrência e aprender a lidar com ela. Junto disso, durante a análise há um maior contato com a própria instituição, ajudando no autoconhecimento.
5W2H
O 5W2H é um checklist de atividades específicas que devem ser desenvolvidas com o máximo de clareza e eficiência por todos envolvidos em um projeto. Ou seja, é uma metodologia cuja base são as respostas para estas sete perguntas essenciais. Com estas respostas em mãos, você terá um mapa de atividades que vai te ajudar a seguir todos os passos relativos a um projeto, de forma a tornar a execução muito mais clara e efetiva.

Quando bem implementado, as dúvidas dão lugar à produtividade. Porque tudo ficará muito mais claro e a atribuição de atividades de cada colaborador será imediatamente beneficiada. Assim os envolvidos em um projeto específico saberão exatamente o que fazer, quando, onde, de que forma, etc. O resultado, além da economia de tempo e estresse, é uma sinergia que, hoje em dia, pode ser um importante diferencial estratégico para o seu negócio.
CICLO PDCA
O ciclo PDCA é um método gerencial para melhoria de processos, otimizando seu projeto. Pode ser usado em qualquer instituição, de organizações sem fins lucrativos a empresas privadas. Tem como base o método científico de René Descartes, sendo definido por Edward Deming na otimização da indústria japonesa.

O método consiste na divisão de etapas, definindo objetivos claros.
Na primeira etapa, P (Plan - planejar), é escolhido o plano de ação com suas respectivas metas, podendo usar ferramentas como o 5W2H.
Em seguida, D (Do - Executar), o Plano de Ação é posto em prática, procurando executá-lo da melhor forma. Muitas vezes é necessário buscar novos conhecimentos, fazendo com que os membros da instituição passem por uma capacitação.
Tendo os resultados do plano executado, na terceira etapa, C (Check - verificar), é medida a eficácia do plano definido em relação às suas metas estabelecidas. Identificamos o que contribuiu e o que atrapalhou na ação.
Por fim, na última etapa, A (Act - Agir), padronizamos as ações funcionais do plano inicial, assim sabendo o que pode contribuir no processo, criando um bom embasamento para o próximo Plano de Ação.
FLUXOGRAMA
O fluxograma é a representação gráfica da sequência das etapas de um processo e mostra, por meio de símbolos geométricos o que é realizado em cada etapa, os materiais ou serviços que entram e saem do processo, as decisões que devem ser tomadas e as pessoas envolvidas, delimitando o caminho que deve ser percorrido para entregar o melhor resultado através da execução do processo. É uma ferramenta utilizada para a organização de forma sequencial dos processos da empresa. Confere abaixo um exemplo:

Tipos de fluxogramas:
1. Diagrama de blocos
2. Fluxograma de processo simples
3. Fluxograma funcional
4. Fluxograma vertical
Como benefício, essa ferramenta deixa clara e padronizada a execução, melhora a comunicação, aumenta a produtividade e reduz retrabalhos e custos de operação.
Fluxogramas podem ser usados, por exemplo, em gerenciamento de processos, planejamento de projetos e desenvolvimento da comunicação entre as pessoas envolvidas.
ORGANOGRAMA
O organograma é uma representação gráfica das partes de uma organização. Em um ambiente corporativo, nos permite visualizar melhor a estrutura da organização de forma hierárquica e os fluxos de trabalho, facilitando e tornando mais claro o trabalho dos colaboradores. Veja um exemplo na imagem abaixo:

Tipos de organograma:
1. Organograma vertical
2. Organograma horizontal
3. Organograma circular
4. Organograma linear
5. Organograma funcional
6. Organograma em barras
7. Organograma matricial
Ter um organograma evita problemas de comunicação e pode servir de apoio para os novos integrantes entenderem melhor a organização como um todo.
Organogramas podem ser usados em diagnósticos administrativos, gerenciamento de processos e gerenciamento de projetos, por exemplo.
GRÁFICO DE CONTROLE DE PROCESSOS
Essa é uma ferramenta de qualidade usada para estudar como um processo muda de acordo com o tempo dentro de uma empresa. O gráfico acompanha a estabilidade de um processo dentro de uma organização e mostra se está sob controle, ou seja, se não há nada de anormal ocorrendo. Identificar essas “anormalidades” contribui para a melhoria de processos, pois destacam o exato período que se deve estudar o processo para aprender mais sobre ele.
Um gráfico de controle pode ser construído em três passos, são eles:
Determinar o período de tempo apropriado para coletar e plotar dados;
Coletar os dados;
Construir o gráfico e analisar os dados obtidos.

Por meio dos resultados do gráfico de controle e do acompanhamento ao longo do período, é possível, além de identificar problemas de estabilidade, ter um direcionamento pra solução de problemas e corrigi-los, mesmo enquanto ocorrem.
EXCEL

O Excel já dispensa apresentações. São quase 30 anos de reconhecimento como o maior e melhor software de edição de planilhas/folhas de cálculo. Sua utilidade e sua versatilidade fizeram com que se tornasse uma peça amplamente difundida entre todo e qualquer tipo de instituição para registros, cálculos, gerências, fiscalização, etc. Hoje é requisito para muitas vagas de emprego e um diferencial no currículo.

São tantas as possibilidades do software que ficou necessário que fossem criados cursos da ferramenta. Além do tutorial disponível no site da própria desenvolvedora do Excel, a Microsoft, no YouTube há várias vídeo-aulas, além de inúmeros blogs didáticos e cursos on-line e presenciais, sendo até ensinado em algumas escolas e cursos de graduação.
SPSS

O SPSS (Solução de Produtos e Serviços de Estatística), é um software usado para capturar e analisar dados para criar tabelas e gráficos com dados complexos. A ferramenta é conhecida por sua capacidade de gerenciar grandes volumes de dados e é capaz de realizar análises de texto entre outros formatos.

O SPSS oferece estatísticas avançadas, além de muitas funções estatísticas básicas, ajuda na construção de modelos de previsão, ajuda a obter algumas informações úteis para a análise de texto e permite que você tire seus dados e crie facilmente uma ampla variedade de efeitos visuais, como diagramas de caixa radiais e gráficos de densidade.
Pode ser amplamente utilizado em análises de dados e diagnósticos.
Gostou? Inscreva-se na nossa newsletter para receber nossos conteúdos!
Comments